A multa por inadimplência de condomínio foi reduzida pelo Código Civil de 20% para 2%. Desta forma, como a multa ficou menor que a de outros pagamentos, condomínio acaba sendo a última conta na lista de prioridades. Tal cenário de inadimplência é um verdadeiro fantasma para a gestão do condomínio. Pois dificulta a manutenção dos serviços básicos e pode até aumentar a taxa para os adimplentes, gerando mais inadimplência.
Como lidar com a inadimplência
O síndico deve acompanhar de perto a situação financeira do condomínio. Isso significa acessos semanais aos canais de informação para saber quem está em dia ou não com sua taxa. Além disso, é importante ficar atento sobre quem está em processo de acordo ou enfrentando ações na justiça.
Um recurso é protestar as contas atrasadas em cartório. Assim, se o condômino não pagar no prazo estipulado, tem seu nome incluído em listas sujas dos serviços de análise de crédito. E, com o nome negativado, não pode contrair empréstimos ou fazer crediários. Contudo, o ideal é que essa medida conte com a assessoria jurídica da administradora ou de um advogado especialista.
Como a administradora pode ajudar a diminuir a inadimplência
A agilidade da administradora em cobrar os condomínios logo após o vencimento pode fazer toda a diferença. Além de evitar desgastes desnecessários. Se após as cobranças amigáveis não houver quitação, é possível contar com os serviços de cobrança. A Gestocon, por exemplo, possui parceria com a Priori Cobranças para realizar esse tipo de serviço.
Esse tipo de empresa costuma cobrar seus serviços daqueles que estão em atraso. Medida que acelera o pagamento das contas em atraso. Ademais, isso evita que os adimplentes precisem arcar com mais uma despesa.
A conscientização e a conversa podem ajudar mais do que o síndico imagina
Alguns condôminos não fazem ideia de como funciona a gestão financeira de um condomínio. Explicar para todos como se forma a taxa condominial e para que ela é utilizada pode ser um bom caminho. Da mesma maneira, mostrar o impacto da inadimplência na saúde e no bom funcionamento do condomínio é uma maneira de educar sobre a importância do pagamento em dia.