Alguns dos maiores causadores de discussões em condomínios são os vazamentos. Contudo, é preciso lembrar que condômino e condomínio têm obrigações sobre o problema. Se o vazamento for no encanamento geral, a responsabilidade é do síndico. Mas se há infiltração de um apartamento para o outro, a unidade com falhas precisa arcar com os custos de reparação.
O que diz o Código Civil sobre vazamentos no condomínio
O Código Civil determina que se o síndico for omisso na correção dos vazamentos, e isso ficar provado, o morador pode solucionar o problema e, depois, cobrar do condomínio. Da mesma forma, ninguém pode provocar dano ao outro.
Portanto, quem possui vazamentos em seu apartamento precisa repará-los e ressarcir os estragos causados. Ademais, em caso de dúvidas sobre o foco do vazamento, é possível contratar um encanador ou engenheiro para detectar a origem do problema.
Como fazer a manutenção para evitar vazamentos no condomínio
A manutenção e a troca das chamadas colunas – canos verticais – precisam ser realizadas e programadas com periodicidade. Só para exemplificar, quando a água apresenta ferrugem é um indício de corrosão no tubo galvanizado. Por consequência, não haverá apenas vazamentos no condomínio, mas riscos à saúde dos moradores.
Administradoras de condomínio como a Gestocon oferecem equipe operacional preparada para ajudar o síndico em situações como essa. As ações incluem desde a fiscalização das edificações para verificação, até a cotação dos serviços de reparo e manutenção.
Como lidar com os vazamentos nas leis de condomínio
Como já explicamos aqui no blog, a Convenção é a lei máxima de um condomínio. Por isso, precisa detalhar todas as regras sobre a conduta dos condôminos. Além disso, também precisa estabelecer disposições sobre o próprio condomínio. Sendo assim, nada impede que a Convenção estabeleça regras para os casos de vazamentos no condomínio.
Contudo, é preciso lembrar que nenhuma regra nela pode ir contra o Código Civil. E este dispõe sobre o rateio das despesas e as responsabilidades. Por fim, o melhor é que o síndico esteja bem amparado legalmente ao lidar com situações como os vazamentos no condomínio.