A falta de comunicação gera inúmeros conflitos, por isso, garantir um diálogo apropriado é o primeiro passo para uma gestão eficiente. Nesse sentido, o Livro de Ocorrência pode ser um grande aliado. O livro, nada mais é, que uma ferramenta para o registro de tudo o que acontece na vida de um condomínio: dúvidas, demandas, reclamações, sugestões. Todos, desde o síndico, até moradores e funcionários podem fazer anotações no livro, desde que se identifiquem.
Seu maior objetivo é garantir a transparência na administração, gestão democrática e organização na manutenção do condomínio. Afinal, a comunicação, troca de informações e esclarecimentos entre o síndico e os moradores é essencial para uma gerência bem sucedida.
O principal é que este espaço seja bem administrado para que sua utilização não venha a ofender a privacidade das pessoas envolvidas na vida condominial. Digital ou físico, o mais importante, além de ter um registro de tudo o que acontece, é que a ferramenta contribua de maneira eficaz para solucionar os conflitos, respeitando a intimidade dos moradores e evitando possíveis desentendimentos.
Afinal, só é possível fazer uma boa gestão com abertura. O síndico precisa ser prestativo e estar disposto a solucionar os problemas que aparecem, para melhorar, cada vez mais, a convivência entre todos.
Os clientes Gestocon contam com um aplicativo desenvolvido especialmente para auxiliar a gestão do dia a dia do condomínio. O que facilita ainda mais a vida dos condôminos e garante que todos recebam as informações em qualquer lugar, pelo celular.