Organizar a prestação de contas mensal do condomínio, com suas receitas e despesas pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça para quem não possui intimidade e experiência com números, notas fiscais e movimentações bancárias. Essa prestação de contas recebe o nome de balancete e resume toda a vida financeira do condomínio durante um determinado período de tempo.
A contabilidade do condomínio já foi tema de post aqui no blog da Gestocon. Como dissemos naquele texto, o síndico precisa se inteirar de todas as contas e exigir transparência, ética e o cumprimento das normas. Por isso, fique atento, um balancete bem feito é aquele de fácil entendimento, com relatório de receitas – taxas de condomínio, multas, aluguéis de espaços comuns; relatórios de despesas – fixas, variáveis e extraordinárias; saldo do mês e saldo atual. Todas as despesas precisam vir acompanhadas de nota fiscal e/ou comprovante de pagamento (no caso das contas de água, luz, gás e seguro, por exemplo).
Com tantos pormenores, alguns detalhes podem passar despercebidos. A boa notícia é que você não precisa resolver tudo sozinho. A orientação de uma empresa especializada minimiza a chance de erros, além de garantir mais tranquilidade e segurança para o síndico e moradores.
Na Gestocon, o síndico e/ou administrador tem o suporte necessário para cumprir diversas obrigações relacionadas à contabilidade de seu condomínio e oferecer aos condôminos transparência em relação às receitas e despesas através da Pasta Mensal de Prestação de Contas, por meio de demonstrativos de receitas e despesas, controle de consumos, cálculo dos rateios mensais, digitalização da prestação de contas, publicação de documentos via site, entre outros.